sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ah... a Arte!

Sou uma amante das artes, não posso negar. E não falo de música e cinema, falo de pinturas e movimentos artísticos.

Lembro que quando comecei a estudar Artes no colégio não tem que me fizesse gostar. Claro, né?No Ensino Fundamental me botavam para decifrar "música eletrônica e música natural", fazer uma "performance" de Sonho de Uma noite de Verão de Shakespeare e montar uma "instalação" de uma favela onde a galera inventou de fumar orégano para os professores avaliarem. Como é que eu ia gostar disso?

Foi no Ensino Médio que tudo mudou. Comecei a ver história da arte mesmo. A premissa era maravilhosa, fiquei super empolgada. Só que no 1o ano só vi pinturas rupestres, arte indígena e barroca... O coisinha chata. Odiei! Voltei a odiar Artes com todas as minhas forças.

Então veio o 2o ano. Minha professora era um amor e me chamava de Monalisa(não que eu ache isso um elogio, convenhamos que dona La Gioconda é feia de doer) porque ela adorou a minha foto encenando a mesma no ano anterior. Até o meio do ano, meu gosto pela arte evoluiu. Vimos Neoclassicismo, Romantismo, Realismo... enfim, pinturas mais bacanas.

Em julho tive a oportunidade de viajar para Espanha. Conhecendo a cidade, acabei por parar em uma rua cheia de museus. Vi que o Museu do Prado estava tendo duas exposições e uma era de Picasso. Ok, entrei pensando em ir na do mestre espanhol, mas acabei por entrar na outra(que era o acervo do próprio museu). Essa era uma espécie de linha do tempo nas artes. Começando pelas chatas pinturas rupestres, né?Daí fui seguindo e entrei na porta do Realismo. Assim que entrei na sala dei de cara com "Las Meninas" de Velázquez.



Meus olhos se iluminaram.

Não acreditava que estava vendo o quadro considerado mais artístico de toda a história. E o mais legal é o que o havia estudado poucas semanas antes de viajar. Fiquei encantada com a sensação de ver ao vivo algo que só via nos livros. Eu já havia visto a, de novo, Monalisa, mas nada se comparou com a grandeza (subjetivamente e literalmente) de "As Meninas".

A partir daí me apaixonei por arte. Escolhi meus artistas favoritos e até fui a 27a Bienal de São Paulo! Toda vez que estou em algum lugar que sei que possa ter alguma pintura que me interessa, faço de tudo para ir, apesar de ter esquecido de ver a "A Bailarina de bronze" de Degas em San Franscisco.

Meus amadinhos são: Velásquez, obviamente, Degas, Renoir, Monet, Klimt, Picasso, Matisse, Mondrian, Lichtenstein, Van Gogh e Munch.

Uma vez fiz uma homenagem ao Munch e criei "A Grita"!!!!!!



Podem dizer, eu sou genial!

9 comentários:

rod disse...

A grita!! 8D
Atoron. E a Bienal foi bem interessante também. Klimt de fato é foda e eu gostava do Lautrec (eh assim que escreve?)

||Gustavo Arcanjo|| disse...

êee arte

http://www.youtube.com/watch?v=_bHkNJrXUEM

=DD

e eu gosto do neoconcretismo

última coisa q eu estudei haha
tiras de papéis q vc corta e n se separam =OO

Nana disse...

uhaiuhahuiahah
"A sua Grita é muito louca"!!!!!
Gostaria de conhecer arte um pouco melhor, qualquer que fosse a vertente. Mas sou leiga demais. E as vezes isso me chateia. Mas com essa Grita inspiradora eu vou procurar rever tudo isso e me empenhar mais para conhecer tudo...
[Fumar orégano??? iahiuhahuaihia]
Beijocas Mah! Bom fim de semana!

Anônimo disse...

a grita KKK, adooooorei! *-*

Clarinha (: disse...

Oiie, tem dois selinhos pra voce la no meu blog

(:

beeijos

Isabella MenSant! disse...

KKK... menina vc está escondendo-se, poxa esta pintura vale milhões.... Ain fiquei com uma invejinha, qro viajar pra espanha tbm.


XerOo

Thyago disse...

rá, a grita ficou ótima, tenho que adimitir! as "marias chiquinhas" no cabelo dela deram o charme XD

infelizmente nunca tive lá muito contato com "artes" da forma como vc deixou no texto. Na escola, quando você entra no ensino médio ao menos por aqui, o que importa é fazer 30 redações por dia XD

enfim, whatever

Yoshi disse...

como assim não tem "yoshi" na sua lista de artistas favoritos??

Yoshi disse...

ah e... minhas aulas de educação artistica foram diferentes das suas.. X)